Delphi Brasil
Seja bem-vindo (a) ao Delphi Brasil,aqui você encontrará dicas,tutoriais e etc.
Por favor,registre-se para obter o maior proveito possivel do fórum.
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Parceiros

[Matemática] Distância entre dois pontos no espaço 2D e 3D

Ir em baixo

[Matemática] Distância entre dois pontos no espaço 2D e 3D

Mensagem por leandrohackerx em Ter Nov 29, 2011 2:10 pm

Aprendenda a pegar a distância entre dois pontos no espaço 2D e 3D neste tutorial original em inglês, traduzido para o protuguês com o Google Tradutor.

Distância entre dois pontos

A fórmula de distância, como o teorema de Pitágoras, pode ser usado para determinar a detecção de colisão com bastante facilidade.

Primeiro, você deve saber os pontos em que os objetos estão localizados.

Dizer um objeto é localizado em (x1, y1) e objeto 2 está localizado em (x2, y2). Tanto em um plano de 2 dimensões.



Agora devo esclarecer aqui que sqrt significa raiz quadrada. Não existe uma chave raiz quadrada no meu teclado , e na maioria das linguagens de programação é chamada sqrt ou sqr.

Ok agora a fórmula da distância é:

D = sqrt ((x2 - x1) ^ 2 + (y2 - y1) ^ 2)

Que se expandiu aparência:

D = sqrt ((x2 - x1) * (x2 - x1) + (y2 - y1) * (y2 - y1))

Ao usar este, se D é 0 ou menos de uma distância de colisão set que precisamos, então há uma colisão.

Mas como poderíamos fazer isso em um mundo 3D, você pode estar se perguntando.

Bem, não quero saber mais, é quase o mesmo. Você leva seu pontos que estão localizados em:
(X1, y1) e (x2, y2)

Em seguida, basta adicionar os valores de z. Então, eles seriam localizados em:

(X1, y1, z1) e (x2, y2, z2)

E para obter isso em nossa equação, nós adicionamos o valor z2 z1 pegar o valor e da praça-lo.

Então, nossas fórmulas agora está assim:

D = sqrt ((x2 - x1) ^ 2 + (y2 - y1) ^ 2 + (z2 - z1) ^ 2)

Que quando expandido aparência:

D = sqrt ((x2 - x1) * (x2 - x1) + (y2 - y1) * (y2 - y1) + (z2 - z1) * (z2 - z1))

E aí temos, podemos calcular a distância entre dois pontos no espaço 2D ou 3D.

Se você tiver alguma dúvida, por favor email mim em swiftless@gmail.com

Fonte [em inglês]: http://www.swiftless.com/tutorials/maths/distance_formula.html

_________________
Quer distribuir aqueles programinhas de 500Kb sem precisar fazer upload deles?
Use o Alien Hex,com ele você distribuie os seus arquivos em forma de texto hexadecimal.
O Alien Hex é um ótimo software que converte qualquer arquivo em hexadecimal e qualquer codigo hexadecimal em arquivo.
Link: http://delphibrasil.forumeiros.com/t7-alien-hex-distribua-os-seus-arquivos-em-hexadecimal-sem-problemas#34
avatar
leandrohackerx
Administrador
Administrador

Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 22
Localização : Na frente do PC

Ver perfil do usuário http://delphibrasil.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum